Quem sou eu

Minha foto
Alunos do Colégio Estadual Santa Cândida - Evelyn, Felipe e Tainara -,criamos este blog, com a supervisão da nossa professora de História,Cássia,onde abordaremos um assunto de extrema importância, o abuso sexual infântil.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

DIA NACIONAL CONTRA À VIOLÊNCIA INFANTIL

Vamos combater essa violência até que o Brasil seja do tamanho de sua responsabilidade com as crianças e adolescentes”, afirma ministra Maria do Rosário.
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participou nesta quarta-feira (18) de uma série de atividades relacionadas à ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Na parte da manhã, Maria do Rosário participou da conferência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde ouviu as demandas de meninos e meninas, que a partir deste ano terão mais espaço para suas reivindicações. “Ouvir o que as meninas e meninos têm a dizer e fazer o que eles nos pedem, seja por palavras, seja pelo olhar, é o grande desafio para nós ativistas dos direitos das crianças e adolescentes”, avalia a ministra.
Em seguida a ministra foi ao Supremo Tribunal Federal, que realizou o 1º Encontro Nacional de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes. Além do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, a rainha Silvia, da Suécia, e a ministra Ellen Gracie, participaram do evento.
No início da tarde, a ministra Maria do Rosário participou, no Palácio do Planalto, da entrega do Prêmio Neide Castanha e do lançamento da Matriz Intersotorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que divulgou o novo mapa das denúncias sobre exploração sexual infantil. “Demos alguns passos, mas as redes de exploração também avançaram. Quero dizer que não vamos permitir que se esqueça, vamos combater essa violência até que o Brasil seja do tamanho de sua responsabilidade com as crianças e adolescentes”, disse a ministra.
Logo depois da entrega do prêmio, Maria do Rosário integrou a Caravana Siga Bem Criança, composta por uma série de caminhões que circundaram a Esplanada dos Ministérios enquanto militantes distribuíram folhetos informativos para motoristas e transeuntes.
À noite, Maria do Rosário é recebida em jantar pela rainha Silvia, na embaixada da Suécia. A rainha coordena a ONG Childhood, que desenvolve uma série de ações de proteção a crianças em todo o mundo.
A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira de Oliveira, e a coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Leila Paiva, acompanharam a agenda do 18 de Maio.
18 de maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data marca o crime bárbaro que chocou o país em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES, e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.

http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/05/18-de-maio-dia-de-combate-a-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-2013-201cvamos-combater-essa-violencia-ate-que-o-brasil-seja-do-tamanho-de-sua-responsabilidade-com-as-criancas-e-adolescentes201d-afirma-maria-do-rosario/view. Acesso:25 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário